O primeiro passo para adquirir seu kit solar é dimensionando o projeto ideal para você, como fazer isso?
Conheça o Seu Consumo de Energia
Antes de investir em um sistema de energia solar, é importante saber quanto de energia você consome mensalmente. Isso ajudará a determinar a quantidade de painéis fotovoltaicos necessários e a potência dos equipamentos mais adequados para você.
Considere a Localização do Seu Imóvel
O nível de irradiação solar varia de acordo com a localização do seu imóvel. Por isso, é importante considerar esse fator ao escolher um sistema de energia solar. Além disso, é importante observar se há sombreamento no seu telhado durante todo o dia.
Tipo de Telhado
O tipo de estrutura escolhida para seu sistema solar é diferente para cada tipo de telhado. Se seu telhado for de telhas de cerâmica e estruturas de madeira, o tipo de estrutura será diferente de um telhado de fibrocimento com estrutura metálica
Os painéis solares são instalados no telhado ou em outra superfície que receba luz solar direta.
Instalação dos Painéis Solares
A instalação dos painéis solares deve ser feita de forma segura e seguindo as normas de segurança conforme a ABNT NBR 16384.
Instalação do Inversor
O inversor é instalado em um local protegido da umidade e do calor. A instalação do inversor deve ser feita por um profissional eletricista qualificado.
Conexão à Rede Elétrica
Se o sistema for conectado à rede elétrica, será necessário solicitar autorização à distribuidora de energia. A conexão à rede elétrica é feita pelo instalador.
Instale o Sistema de Energia Solar por Uma Empresa Qualificada
A instalação de um sistema de energia solar deve ser feita por uma empresa qualificada para garantir a segurança e o funcionamento adequado do sistema.
Como Solicitar Autorização da Distribuidora de Energia?
A distribuidora de energia é responsável por homologar o seu sistema solar.
Além de uma vistoria técnica em toda a instalação para verificar se estão sendo cumpridos todos os requisitos das normas de segurança e regularização ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil), a distribuidora também fará a troca do seu relógio medidor atual por um relógio medidor bidirecional.
Projeto
A distribuidora de energia solicitará apresentação do projeto elétrico e dimensionamento do seu sistema solar, com todas as informações técnicas exigidas.
Informações técnicas
Seu instalador deve fornecedor todas as informações técnicas e certificados da instalação e conformidade do sistema fotovoltaico.
Prazo
O prazo de homologação é de 30 dias úteis contados a partir da data de solicitação à rede elétrica.
Custos
Os custos podem variar conforme a concessionária de energia da sua região.
Alguns dos riscos de instalar um sistema de energia solar errado.
Choque Elétrico
Os sistemas de energia solar usam componentes elétricos de alta voltagem, portanto, é importante que a instalação seja feita por um profissional qualificado. Se a instalação for feita de forma incorreta, pode haver risco de choque elétrico.
Incêndio
As placas solares geram calor durante a operação, portanto, é importante que a instalação seja feita de forma segura para evitar incêndios. Se a instalação for feita de forma incorreta, pode haver risco de incêndio.
Danos ao Sistema
A instalação incorreta de um sistema de energia solar pode causar danos aos componentes do sistema, o que pode reduzir a eficiência do sistema e aumentar os custos de manutenção.
Perda de Garantia
Os sistemas de energia solar geralmente vêm com garantias, mas essas garantias podem ser anuladas se o sistema for instalado de forma incorreta.